Por trás do sucesso de Zara

A Zara é uma das lojas mais completas: tem beleza e qualidade (de acordo com o preço oferecido). Tem lojas no mundo inteiro e faz sucesso em todas, trabalham aproximadamente 200 designers que criam, buscam tendencias e trazem para nós com muita rapidez. Mas você já viu alguma propaganda na televisão ou revista da Zara? É raríssimo. Já ouviu falar de algum estilista famoso que trabalha na marca? Nenhum que seja grandioso como Karl ou como Riccardo Tisci. Sabemos que Zara tem mais nome que C&A e H&M, mas como e por quê?

zara

Estratégica, essa gigantesca marca espanhola aposta no local e na rapidez do mercado. Explicando melhor, ela sempre está a frente nas tendências. Lança tudo mais rápido, aproximadamente leva duas semanas para criar e trazer para a loja. E como fazem isso? Suas lojas tem a liberdade e autonomia suficiente para serem mais flexíveis e responder demandas do mercado de cada lugar. Normalmente as peças ficam por um mês, fazendo com que o consumidor seja obrigado a comprar aquela saia, ou aquela blusa no momento em que foi lançado (isso se não acabar antes). A Zara tem apenas 18% dos seus produtos não vendidos, um dos menores índices do mundo ¹.

Zara_-_London,_UK_27

Além disso, para manter seu alto padrão e não ser comparado com Forever 21, H&M, C&A e Renner (etc), ela aposta alto na localização. Sempre está perto de lojas renomadas para poder “roubar” clientes da alta sociedade. E obviamente seus preços são justos, não tão baratos quanto as demais lojas de fast fashion.

Tem muito por trás, mas achei esses pontos muito interessantes, porque é bem estratégico e a loja tem muito, mas muito sucesso mesmo. É incrível como um bom plano de marketing pode mudar o rumo de uma empresa. Espero que tenham gostado dessa curiosidade!

Beijos

¹informações retiradas aqui
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