Por que a liberdade nos aflige tanto?

Aquele discurso utópico de querer ser livre, aquele manual comprado de como obter a liberdade, aquela ideia de que tal coisa te libertará… Mas no final de tudo sempre estamos presos. Será que é por causa do nosso medo de se libertar totalmente ou será que a liberdade não existe? O olhar em que eu gosto de ver através é de que liberdade existe sim, e somos nós que corremos dela.

A liberdade nos traz alem de satisfação, nos traz decisões e medos. Nela terá o fardo de tomar decisões e sofrer as suas consequências, não terá a segurança de uma rotina, de esperar o esperado. No entanto, a liberdade nos traz a satisfação de não dar satisfação, dá o gostinho de girar o volante da vida para um sentido proibido. Principalmente, se libertar é arriscar.

Um exemplo é o amor e o casamento. O amor é aquilo que se vive intensamente, no momento. Não se há um aspecto que prende alguém ao outro além do próprio sentimento. Existe aquela insegurança constante de perder o rumo, a qualquer dia um pode pegar suas tralhas e vazar. Já o casamento traz essa união estável, essa instituição que prende um ao outro, que dá aquela segurança.

Nós optamos pela escravidão, é difícil deixar tudo para trás. Buscar a liberdade é fácil, o complicado é lidar com ela, é ter consciência. É preciso ter coragem de pular no escuro. É muito mais do que um simples status de viver livre, é algo que muda rumos que talvez sejam irreversíveis e que tenham grandes consequências, mas é gratificante. “Seja mais livre e você será mais consciente; seja mais consciente e você será mais livre.” – B.S. Rajneesh, Osho

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Por que a liberdade nos aflige tanto?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s